7 vantagens do piso elevado para obras comerciais

Originalmente concebido para atender as necessidades de projeto dos antigos centros de processamento de dados das empresas de médio ou grande porte, o piso elevado tem evoluído em qualidade, versatilidade e variedade de materiais aplicados no acabamento, o que faz com que seja cada vez maior o número de profissionais da construção civil que adotam essa solução nas construções ou reformas.

Variedade de tipos

De acordo com o tipo do piso elevado escolhido, encontraremos vantagens específicas, mas algumas delas são comuns a todos. A própria variedade é a primeira vantagem, pois permite que o projetista defina o modelo que mais se ajuste as necessidades do projeto.

Os tipos de piso elevado disponíveis são:

  • Metálicos
  • Concreto celular sobre placas de aço
  • Concreto celular em formas de PVC
  • Ardósia
  • Monolítico
  • Gesso aditivado

Cada um desses tipos de piso tem estrutura adequada, em suportes telescópicos ou não, com maior ou menor distanciamento em relação à base, e com acabamentos diversos. Na execução do projeto das instalações é que deverá ser feita a opção de acordo com a necessidade.

 Rapidez na execução

O tempo médio para instalação de um piso elevado é inferior ao de pisos assentados com argamassa. Esse é um fator importante para redução de custos e agilidade na execução da obra.

Correção de desnivelamentos da base

A maioria dos pisos elevados não exige correções no nivelamento da laje, podendo ser assentado diretamente sobre ela, sem necessidade de contrapiso. A correção de eventuais diferenças de nivelamento da laje é feita pelo ajuste dos suportes.

Instalações facilitadas

A função primordial do piso elevado é justamente permitir que cabeamentos, tubulações elétricas ou hidráulicas, e até instalações de sistemas de condicionamento de ar sejam feitos abaixo do piso e com facilidade e rapidez.

A manutenção é facilitada, o acesso às instalações pode ser feito por caixas de visita ou mesmo com a remoção de algumas placas, dependendo do tipo de piso aplicado.

No caso dos sistemas de ar condicionado, há ainda redução no consumo de energia e maior eficiência do sistema, ressaltando-se que deve ser atentamente observada a possibilidade de, em caso de estrutura metálica, haver corrosão se o sistema gerar umidade abaixo do piso.

Mudanças de layout

Essa é uma das grandes vantagens do piso elevado aplicado em ambientes corporativos, modificações no layout podem ser feitas rapidamente e com facilidade.

Lembrando que no caso do piso monolítico essa mudança requer cuidados e pode apresentar alguma dificuldade por conta da maneira peculiar com que devem ser passadas as instalações.

Alta resistência

O piso elevado oferece boa resistência a cargas, deve ser escolhido o tipo de estrutura de acordo com o uso, mas por sua rigidez pode ser usado mesmo em galpões, locais de trânsito de veículos pesados, lojas e etc. Nesses casos deve ser dispensada especial atenção ao acabamento, pois alguns podem se mostrar mais frágeis quando sobrecarregados e apresentar trincas ou rachaduras, um bom exemplo é a Ardósia.

Diversidade de Acabamentos

De acordo com o tipo de piso elevado escolhido existem várias opções de acabamentos como:

  • Carpete
  • Laminados melamínicos
  • Placas de borracha
  • Placas vinílicas
  • Granito
  • Ardósia
  • Porcelanato
  • Cerâmica
  • Pintura em resina

Essa é outra grande vantagem do piso elevado, com a diversidade de acabamentos, de acordo com o tipo de piso escolhido, o projetista ou designer terá grande liberdade na composição final de seu projeto.

Instalação fácil e limpa, agilidade para instalação e manutenção de cabeamentos e tubulações, aliados à funcionalidade, beleza e modernidade fazem do piso elevado uma opção sempre considerada nos projetos de construção, reformas ou retrofit.

Gostou de nosso post? Já teve alguma experiência na aplicação de piso elevado? Pretende utilizar este recurso em seu próximo investimento? Compartilhe conosco sua opinião, deixe seu comentário.

Alves Andrade

A Alves Andrade é uma empresa que atende três seguimentos da construção civil, montagem e infraestruturas comerciais, reformas residenciais de alto padrão, novas construções. Visando sempre a qualidade e o comprometimento, através de um perfil diferenciado de atendimento, com uma equipe de engenheiros especializados em busca da satisfação dos seus clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *